ESCOLA MUNICIPAL LOURIVAL OLIVEIRA SOARES
PLANO DE AÇÃO DO MAIS EDUCAÇÃO
PROPOSTA DE TRABALHO
Tema: Cultura popular através da literatura de cordel
Período:Outubro
Socialização das atividades:01 / 11 / 2011
A literatura de cordel é uma expressão cultural de grande destaque na região nordeste. O cordel trabalha com uma grande diversidade de temas que vão do real ao imaginário, sua linguagem simples faz com que todos compreendam com facilidade o que é contado.
A arte da xilogravura ( reprodução da imagem gravada sobre o papel , isto é, uma espécie de carimbo) anda lado a lado com o cordel complementando a compreensão da história.
Objetivos:
- Promover uma aproximação com a cultura popular nordestina;
- Estimular um olhar crítico entre poesia e realidade;
- Incentivar a socialização entre os envolvidos através da culminância do trabalho.
OFICINAS | MANIFESTAÇÃO POPULAR | ATIVIDADE FINAL | MONITORES RESPONSAVÉIS |
Letramento | Literatura de cordel | Tapete de história | Thiago, Rosilda, Jociara, Elielma, Alana |
Teatro e dança | Literatura de cordel | Dramatização | Chariton, Lorena, Natália, Adélia |
Informática e Esporte | Literatura de cordel | Painel informativo sobre cordel | Shirley, Gleice, Joseane e Caio |
Horta | Comidas típicas do nordeste | Exposição sobre os alimento típicos da região nordeste. | Hellen, Tássia |
Dança e fanfarra | Danças típicas do nordeste | Representação de danças do nordeste | Lindamara, Aldeni, Gabriel, Hélio, Jonatas |
- Letramento:
- Sensibilização e ativação dos conhecimento prévios;
- Assistir a vídeo ou apresentar alguns folhetos de cordel para leitura;
2.1. Observar:
a) perfil do personagem principal;
b) tema abordado e exemplos na sociedade;
c) valores expressos;
d) linguagem verbal e não verbal;
e) estrutura do texto;
- Analisar no cordel: substantivos, adjetivos, conectivos, preposições e interjeições.
- Construção do tapete de história.
- Informática:
1) Literatura de cordel;
2) Xilogravura;
3) A cultura do cordel hoje;
4) Curiosidades sobre o Cordel
5) painel informativo sobre Cordel.
- Teatro X dança:
1) Expressão corporal;
2) Linguagem;
3) Dramatização de uma história de cordel.
- Horta:
1) Apresentação dos alimentos típicos do nordeste;
2) Explorar nutrientes dos alimentos;
3) Exposição dos alimentos típicos do nordeste.
- Dança:
1) Listar as danças típicas do nordeste;
2) Pesquisar a sua origem:
3) Compreender a importância das mesmas para a cultura nordestina.
4) Apresentação das mesmas
Nenhum comentário:
Postar um comentário